Minha foto
Camila
Quero "todo o amor que houver nessa vida e algum trocado pra dar garantia e algum veneno anti monotonia".
Ver meu perfil completo

Recadinho:


ShoutMix chat widget

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sobre o ensaio, sobre a cegueira

Versão japonesa do cartaz de “Ensaio Sobre a Cegueira”

Há alguns posts atrás, falei da minha expectativa para assistir ao filme, cujo título original é Blindness, adaptado da obra-prima (pelo menos a meu ver) do or concur José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira.

E então, no dia da estréia, lá estava eu, não na primeira fila, porque meu pescoço fica doendo quando assisto a filme dali, mas bem no centro da sala, confortavelmente instalada. Fiz questão de ir assistir ao filme acompanhada de uma pessoa que não havia lido o livro, queria uma opinião diferente da minha, sem pré julgamentos.

Passei o tempo todo prestando tanta atenção ao filme, quanto à minha companhia, quanto a todos à minha volta. Foi incrível como o filme conseguiu mexer com todos! Os suspiros, as caretas, os gritinhos, os espantos, os olhos a se fecharem e se esconderem daquelas imagens tão fortes. O filme derramou lágrimas e arrancou sorrisos.

Fernando Meirelles conseguiu, de uma forma única, transmitir a brancura até naquela sala toda negra. Vi, com meus olhos que enxergam, a cegueira branca. O caos instalado, a libertinagem, a crueldade, a injustiça, a tristeza, mas também o perdão, a compaixão, o amor e a felicidade, que estavam no livro, saíram daquelas páginas e da minha imaginação, e estavam ali concretos, retratados de forma tão intensa e chocante.

Não sou nenhuma crítica de cinema, nem teria ousadia de criticar aquele filme aqui nesse humilde blog. Quis só passar para vocês (como tinha prometido) um pouco do que vi e do que senti dia 12 desse mês, assistindo a mais uma bela exibição da sétima arte.

Se conselho fosse bom, a gente cobraria, não é? Por isso não vou dar nenhum conselho aqui. Vou somente indicar o filme, tanto para quem leu o livro quanto para quem não conhece nem Saramago e nem Fernando, mas gosta de
fortes emoções.

Assistam, vale à pena!

5 Finais Felizes:

Anônimo disse...

Agora, pronto! Estou curiosíssima pra ver o filme...
Nada mais gostoso do que sentir todas essas emoções numa sala de cinema.
Acho que eu vou chorar o tempo toodo, porque qndo li o livro... (ai ai)...
Beijooooos, Camilinha!!

Ferrugem. disse...

VEnho por meio deste informar que só lerei o post quando terminar de ler o livro.
Obrigada! ;*

Pâmela disse...

Eu realmente gostaria muito de assistir. Mas a Miramax deciciu que a minha cidade não é boa o bastante e não enviou nenhuma cópia do filme para cá.
Isso porque moro em uma capital!
Agora, estamos esperando...
E esperando e esperando e esperando...
Quando eu o vir, te conto o que achei.
Beijos!

Lorena disse...

Eita, tô mto curiosa com esse filme! Só que vai demorar muito pra chegar aqui... =/
Confio no Meirelles, confio mesmo, ainda não li o livro mas já sei mais ou menos do que se trata... E se até o próprio Saramago aprovou, tenho certeza que eu é que não vou me decepcionar! =)

Beijos, tôt e linkando, tá? =)

Éverton Vidal Azevedo disse...

Nao vejo a hora de assistir a esse filme. Estou terminando de ler o livro. Uma amiga já ficou de me mandar um pirata (sim, sou fora-da-lei =P) pelo correio.

Valeu a dica, agora é que nao perco mesmo.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios